domingo, 11 de dezembro de 2022

Três quilos de molho de tomate

Os antigos diziam que a gente colhe o que planta. E é por causa da sabedoria antiga que hoje ninguém vai receber minha atenção total. 
Alguns meses atrás minha irmã começou uma horta. Plantou de tudo. Algumas coisas deram certo, outras nem tanto, mas algumas coisas deram certo demais. Eu digo certo demais quando de repente você se vê obrigado a colher três quilos de tomate cereja e dai você dorme, acorda e a horta continua parecendo enfeitada pro Natal com tanta bolinha vermelha. 
Peraí que vou lá mexer o trem.
Hoje já saiu uma panelada de caponata de berinjela, também da horta, junto com os pimentões e temperos verdes que colhemos. Como mesmo depois da caponata, ainda tem tomate pra caralho e estou cozinhando tudo pra fazer um molho pronto. Tem manjericão e alfavaca também. O cheiro tá uma delícia. 
Também estou colhendo com tudo isso um par de pernas inchadas de ficar a manhã inteira tirando talos, lavando, descascando e cortando um mundaréu de legumes e folhas, depois de ter limpado a casa, meu gatil e o gatil da mana que tá viajando. 
Do molho de tomate pretendo colher bons momentos no futuro, mas antes vou, amém Jesus, atender um cliente em Barra Velha. Geralmente não vou até lá, mas quem precisa faz o que precisa. 
Eu gosto cada vez mais dessa vida no mato. É domingo, hora do almoço e tudo o que eu consigo ouvir é meu peru Glumercindo dando show e uma passarinhada muito louca. 
Já volto de novo. 
Passarinhada muito louca, de verdade. Minha casa não tem forro, pelo menos nas áreas fora dos "containers", então a passarinhada tomou conta. Tem passarinho voando por cima da gente o tempo todo. Ontem um filhote caiu do ninho e meus gatos ficaram literalmente o dia todo ali na função de tentar pegar o filhote. Não tem como, porque é tudo telado com tela fina, mas ninguém diz pra um gato o que ele consegue ou não fazer. Então eles ficaram ali das 7 da manhã até a noite vigiando o pobre coitado.
Hoje enquanto eu cozinhava, eu vi de relance o Quito dando um mega pulo e uma passarinha voando baixo e dando na cara dele. Só segundos depois fui perceber que o Quito estava com um filhote na boca. Tirei o coitado dali assim que eu vi, mas tenho quase certeza que ele não vai sobreviver. Ele não voa ainda, então se não morrer pela abocanhada, vai morrer de fome. Mas eu achei um sarro a passarinha dando na cara do meu filho e dou razão pra ela, porque ele foi um sem vergonha de pegar o bebê dela desse jeito. O passarinho caiu de lá de cima e ele pegou, mas mesmo assim.
Quase que me esqueço da panela.
Não tentem fazer molho de tomate com camisetas brancas, ok? Espirra pra caralho e vai ficar parecendo que você acabou de matar um boi. Só tô dizendo.
Esqueceram de mandar o email para o Quito avisando que gato persa deveria ser pamonha. Ele provavelmente é o gato menos pamonha de todos os 68 gatos que moram aqui. Ele é o campeão invicto, serial killer licenciado que já matou ratos, aranhas, passarinhos e rãs em larga escala. Outro dia vi minha gata Bigi, que é de longe a mais gorda que eu tenho, dar um pulo muito alto pro peso dela na tentativa de pegar um beija flor ingênuo. Eles dois passeiam na horta todos os dias, pra emagrecer e chacoalhar as pelancas, então eles ficam sempre espertos porque sempre tem algo pra caçar. Acho divertido. 
Finalmente desliguei a molho. 
Um desavisado que ler isso aqui, pode até achar que cozinho muito, mas a verdade é que eu gostaria de cozinhar mais. Mas minha audiência aqui é muito seleta e eu sou aventureira demais pro gosto dessas freguesas. Quase fui expulsa de casa uma vez por fazer um refogado de casca de banana - que ficou divino, por exótico que pareça. 
Mas claro, aí eu fui perdendo a prática e hoje é bem mais trabalhoso conseguir acertar o ponto certo do tempero. As vezes paro pra pensar como eu me alimentaria diferente se eu morasse sozinha de verdade. Não tem muito o que me impeça cozinhar pra mim, eu tenho cozinha aqui dentro da minha casa, mas invariavelmente eu teria que compartilhar, o que faria minha mãe esperar que eu fizesse algo que todo mundo ia gostar. Então juntando a preguiça e tudo isso, não faço. 
Pelo menos por enquanto. Tem várias coisas que eu quero ainda botar em dia pra me sentir dona da minha vida. Meus dias tem sido de reflexão e planejamento, mas é bem esquisito planejar algo e saber que isso depende de alguns fatores que talvez não mudem nunca. Enfim, vamos seguindo esse baile. 
Me deseje sorte
Até amanhã, quem sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário