terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

improviso

Pensamentos vizinhos conversando ao olhar o movimento em volta da praça:
- Uma provável conversa entre aqueles três lixeiros parados ali, tá vendo? O que eles podem estar conversando?
- Eles podem estar conversando sobre qualquer coisa.

- É... provavelmente estão.

7 comentários:

  1. ou mesmo conversando sobre qualquer outra coisa... a curiosidade mata o gato de fome :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Carol...é um koan zen...e devemos meditar até decifrá-lo e poder utilizar a profunda sabedoria que ele contem.
    kkk

    ResponderExcluir
  3. ou eles estão conversando sobre qualquer coisa, ou estão conversando sobre alguma coisa específica ou não estão conversando sobre coisa nenhuma. O que é mais provável? As pessoas muito especializadas conversam sobre assuntos específicos. Ou seja, quanto mais se especializam sobre menos coisas conversam. Isso se chama falar muito sobre coisa nenhuma. Quanto mais específico é um assunto é sobre menos coisas e portanto mais perto de coisa nenhuma. Como são lixeiros, não são especializados (sendo o lixo coisa muito variada para ser específica). Portanto, não devem estar conversando sobre coisa nenhuma. Deve ser um assunto mais geral e casual e portanto sobre qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o Benno racionalizou demais e perdeu a essência zen do texto. HAHAHA

    ResponderExcluir
  5. Carol, eu acho que você supos algo (ser um koan zen) e achou que seria a sua interpretação a única possivel e perdeu a essência da literatura, a abertura de interpretação. Eu, propostitadamente quis lhe mostrar que se pode perfeitamente interpretar o texto de uma forma completamente diferente e não vejo qual o pecado de racionalizar. Todo mundo que interpreta de certa forma racioaliza (a palavra escrita é racional, a leitura é racional, a conclusão (concluir que é um koan zen é concluir e concluir é a essência do raciocínio), pois se não racionalizasse nem ao menos poderia perceber o que de zen tem o texto. Achando ser a única no mundo, você perdeu a essência literária do texto. Entretanto, não posso deixar de dizer que sua interpretação é muito interessante e inteligente, ainda que você tenha pensado exatamente o oposto da minha.
    Benno

    ResponderExcluir